Agora, só no twitter...

    follow me on Twitter

    sexta-feira, fevereiro 29, 2008

    Fatos óbvios que marcam a história da ciência.

    Se o Pavlov tivesse usado um gato ao invés de um cachorro em suas experiências, teria inventado a psicanálise...

    Esqueci o nome desse post...


    Minha memória pra nomes é péssima. O que compensa é que sou um péssimo fisionomista. Ou seja, não lembro o nome das pessoas, mas como também não lembro a cara nunca sei de quem eu esqueci o nome...
    Sou assim desde criança. Quando eu fazia piano, era impossível lembrar o nome da professora. Ela se chamava Vasseta.
    Minha irmã, que também tinha aulas de piano, me disse pra usar um truque mnemônico. Ela, por exemplo, lembrava de "Valseta".
    Chamei a professora de D. Bugina a minha infância inteira.


    Aliás, minha memória é péssima em geral. Tive que dar uma olhada no blog pra ver se já não tinha feito esse post...

    terça-feira, fevereiro 26, 2008

    Versinho trilingüe

    Se você também me quer
    Donne-moi ton cœur
    I'll take good care

    quinta-feira, fevereiro 21, 2008

    Post em homenagem à renúncia de Fidel


    Meus cabelos são cubanos.

    Estão todos se evadindo da ilha que é minha cabeça... Aproveitam a água do banho e, em células de gordura (tão parecidas com câmeras de pneu), se vão.
    Descobri que grande parte deles foram morar na costa leste, ou melhor, na parte esquerda das minhas costas... Outros resolveram morar nos meus ombros, no nariz e na orelha...

    E o pior: levaram a caspa com eles! Ou isso, ou tenho que assoar o nariz e lavar a orelha com mais freqüência...

    quinta-feira, fevereiro 14, 2008

    Fantasma

    Ao morrer, voltou toda noite para puxar o pé da esposa! (é que ela tinha caimbras...)

    terça-feira, fevereiro 12, 2008

    Junguianas

    Fui limpar a flunfa quando notei, dentro do meu umbigo, assim, na lateral, uma pequena verruga. Dei-me conta de que era uma minúscula maçaneta. Improvisando uma lente de aumento com uma bolha de sabão, percebi que havia ali uma mínima porta, onde um cartaz estava colado: 'Inconsciente Coletivo. Favor não mexer'.
    Mas veja só: quem iria pensar que o inconsciente coletivo estava ali, armazenado em meu umbigo? E tem gente que se acha muito importante porque tem o rei na barriga. Há! Não se compara a ter ali, no meu umbigo, como o centro do universo, todo o inconsciente coletivo.

    'Favor não mexer'.

    Uma coceira se fez perceber em meu umbigo: era a curiosidade. Uma luz multicolorida escorria por debaixo da soleira da porta. Pé ante pé, sai - os pingos de água ensopando o tapete - do box, atrás de uma pinça. Com ela, abri a portícula.

    Milhares de imagens começaram a jorrar de meu umbigo! Deuses gregos, dragões, espantalhos, mitos, de um tudo! Como se eu houvesse arrancado a casquinha frágil da espinha infeccionada e o pus escorresse solto e abundante! Tentei tampar aquele fluxo com as mãos, mas as imagens esguichavam entre meus dedos. Nunca mais consegui tirar as manchas multicoloridas de debaixo das unhas.

    O ralo não conseguia dar vazão àquelas imagens. Começaram a encher o box, para onde eu havia corrido, e previ meu fim, afogado em algo que não deveria ter mexido. Eu chorava baixinho quando a Ana entrou no banheiro, abriu o box e, com uma ínfima chave, fechou e trancou meu umbigo.

    Ela me ajudou a lavar o box sem dizer uma palavra. A vergonha não me deixava encarar seus olhos. Minha visão focava a unha do dedão do meu pé.

    Notei algo ali. A princípio, pensei ser um bicho de pé. Ajoelhei-me, bem próximo e levava as mãos à unha, quando a Ana, puxando meus cabelos, me forçou a ficar de pé. Mal tive tempo de ler, ao lado da fechadurinha: "Arquétipos. Mantenha distância".

    sábado, fevereiro 02, 2008

    Meme da linha do Tempo

    Eu recebi o convite da Liliane (Andor do Nada). É um meme difícil. Pois eu mal me lembro o que eu tava fazendo na última quarta! Ainda assim, vou tentar... E convido a Zitcha, o Kiko e convidaria a Cruela e a Persona, mas elas sumiram!!!

    Perguntas e respostas respectivas:

    1. O que você estava fazendo em 1978 (há 30 anos)?
    Provavelmente pensando: o que estarei fazendo daqui a 30 anos? Será que até lá adquirirei alguma memória temporal?

    2. E em 1983, há 25?
    Se não me falha a memória (e ela normalmente falha), estava entrando para o Colégio Santo Antônio e descobrindo que eu odeio multidões...

    3. O que você estava fazendo em 1988?
    Publiquei nesse ano minha primeira crônica no Jornal do Grêmio do Colégio Santo Antônio (sob o pseudônimo de Humberto Starkey).

    4. E em 1993?
    Em 93 eu era um mauricinho que vestia calça social pra ir na Fafich e gostava de Análise Transacional (pai/adulto/criança)...

    5. O que estava fazendo há 10 anos?
    Tinha acabado de me formar. Fazia trabalhos voluntários no Cersat BH e achava que eu fazia alguma diferença no mundo...

    6. E há cinco?
    Já havia me mudado pra São Paulo, estava no mestrado da FGV e morria de saudades daqueles bons tempos em que fazia trabalhos voluntários no Cersat BH e achava que eu fazia alguma diferença no mundo...