Agora, só no twitter...

    follow me on Twitter

    sexta-feira, agosto 18, 2006

    VIAGEM NASAL

    Cheiros e temperaturas me lembram pessoas e lugares. Se faz muito calor em São Paulo, sinto que estou em Belo Horizonte e me dá um sentimento de inadequação danado, porque fico achando que estou no lugar errado. Sampa não combina com calor em excesso! Afinal, não é a Terra da Garoa e do céu cinza? São Paulo, pra mim, é sinônimo de dia nublado e café com leite bem quente. Mas, se faz frio demais, já acho que estou em Curitiba, minha terra natal e lugar onde passei todas as férias minha vida! E, se além do frio, ainda sinto cheiro de cigarro, aí eu volto uns 20 anos atrás, época em que todos os irmãos da minha mãe eram vivos e qualquer reuniãozinha familiar virava festa de arromba, com direito a bundalelê do meu avô materno! Sempre fazia um frio de doer os ossos em Curitiba, mesmo no verão, e todos fumavam sem parar, deixando qualquer chaminé morrendo de inveja!

    7 comentários:

    Anônimo disse...

    pra vc que é escritora: o swamm de proust fala de maneira definitiva sobre a questão do cheiro, ce já leu aninha? no em busca ele remete à questão nasal certas lembranças fantásticas do "tempo", e é pelo nariz que ele consegue voltar na máquina (do tempo) e relembrar situações (psicanalíticas, hehe) fundadoras da personagem.

    este troço do cheiro é doido.

    curitiba me fez lembrar agora do guairão, dos alunos de restauração da minha tia loirinhos loirinhos de olhos azuis. das ruas e avenidas limpas... e também do festival de teatro, amei.

    cidade-natal é outro trem doido.

    Augusto Galery disse...

    Bom, eu entendo racionalment o que vc diz, Ana. Mas esse meu olfato destrambelhado não me ajuda em nada... Vou começar a cheirar fosfosol, pra ver se minha memória nasal melhora...

    Augusto Galery disse...

    Ó! Vc e eu comentamos quase ao mesmo tempo, Márcia! O q vc tá fazendo acordada a essa hora, menina?

    Ana Grein disse...

    Marcinha, ainda não li nada do Proust, mas tá na minha fila de espera (depois q eu acabar Cem Anos de Solidão e Cidades Invisíveis)! Achei o Caminho de Swamm na minha estante e eu fiquei super interessada. Parece um livro ótimo! Interessante eu falar dessas coisas sem ter lido sobre isso...Eu chamaria isso de Inconsciente Coletivo, mas, segundo o Gu, é o tal Espírito do Tempo!

    Que bom q vc gostou de Curitiba! Acho a cidade linda e os meus parentes mais queridos e deliciosos moram lá!

    Gu, quem sabe o fosfosol não é capaz de reavivar sua memória nasal?

    Anônimo disse...

    gu, tô virando uma notívaga again. coisas de monstrólogos, tu sabes.

    aninha, tenho descoberto uma tal de uma danada de uma sincronicidade na minha vida que nem espírito do tempo nem inconsciente coletivo - DEVE SER MACUMBA MESMO.

    HAHAHAAHAHAHAHA

    Anônimo disse...

    teste

    Anônimo disse...

    teste