Agora, só no twitter...

    follow me on Twitter

    sexta-feira, fevereiro 17, 2006

    Do outro lado do espelho...

    O velho olhou para a pintura de seu retrato, em lugar de honra em sua parede. Apesar de ter vivido uma vida exemplar, nos quesitos honra, humildade e auto-sacrifício, entre outras virtudes; apesar das constantes doações e boas ações que o tornaram quase beato, a marca da maldade - vinda do nada - se instalara em seus olhos e em sua face, junto com as rugas da idade avançada.
    Lembrou-se do quanto era belo quando o artista pintou seu quadro e, por um instante, suspirou com um sentimento de injustiça. Foi aí que algo estranho aconteceu.
    A pintura, à sua frente, tomou vida por um instante, apunhalou o próprio coração e morreu. Assustado, o velho correu para o espelho. Era jovem e belo, novamente.

    26 comentários:

    Anônimo disse...

    Enquanto isso, Lestat revira freneticamente em seu túmulo, sedento por recolher seus royalties!

    Vanessa disse...

    final alternativo para "o retrato de dorian gray"?

    Augusto Galery disse...

    Ah, meu caro, é o Oscar Wilde que fica remexendo no túmulo por royalties cada vez que alguém não envelhece...

    E também não é um final alternativo, Van. É a história do ponto de vista do quadro!

    Vanessa disse...

    ué, não deixa de ser um final alternativo!

    Anônimo disse...

    Não sei pq esse post me fez lembrar um trecho de um poema que se chama "Aniversário" de Álvares de Azevedo:
    "No tempo em que festejavam os dias dos meus anos,
    Eu era feliz e ninguém estava morto..."

    Anônimo disse...

    Corrigindo: Álvaro de Campos

    Augusto Galery disse...

    Agora coloca o resto. Ou é enorme? A Ana ama poesia, vou perguntar se ela conhece essa...
    Ana? Vc conhece Álvaro de Campos?

    Anônimo disse...

    Como esse poema é meio grandinho, segue o link!!!
    Ana, tb amo poesia!!!!

    http://www.secrel.com.br/jpoesia/facam84.html

    Augusto Galery disse...

    O poema é lindo mesmo!
    E realmente tem alguma coisa dele no post... Acho que é essa incompreensão sobre a injustiça da velhice, sei lá...

    Anônimo disse...

    Vi um trecho desse poema pela primeira vez num encarte de um CD de Maria Bethânia. Esse e mtos outros, a maioria de Fernando Pessoa que adoro!!!

    Augusto Galery disse...

    Bom, agora vc conquista a Ana de vez. Ela é apaixonada pelo Pessoa. Fez até uma disciplina na PUC aqui de Sampa só sobre ele!
    Aliás, ela não tem entrado muito aqui, pq eu enchi ela de trabalho! Mas já já ela volta, viu, gente?

    Ana Grein disse...

    Shauna e Gu, eu adoro Álvaro de Campos! Aliás, em termos de heterônimos do Fernando Pessoa, eu acho que ele é um dos melhores. Ele e o Alberto Caeiro, que tbém amo! Não sou muito fã do Ricardo Reis não...Mas, Pessoa é sempre Pessoa!
    Quem já me conhece sabe que a poesia é meu alimento diário. Mas tenho fases e agoro estou apaixonada por Vinicius de Moraes. A Adélia é minha companheira de cabeceira permanente e a Hilda Hist tbém. A fase pessoana deu um tempinho, mas volta logo, logo.

    Ana Grein disse...

    Ah, Shauna e Ricardo, seja bem-vindos ao nosso blog! Apareçam sempre, tá?
    Beijos.

    Anônimo disse...

    Ei Ana!!
    Já andei lendo tudo que encontrei sobre vc! E me transformei em sua fã!!!
    Descobri outro dia um site que tinha mtos poemas de vários heteronômios de Pessoa!! Adorei!
    E Hilda Hilst, então???? Sem explicação...
    Ah! Vc deve conhecer, em todo caso:
    www.sempreumpapo.com.br
    Mta gente boa já passou por aqui!
    Bj

    Anônimo disse...

    Corrigindo: heterônimos!!!!
    Escrevi mais umas 4 vezes errado!!!
    Ufa!!!!!

    Anônimo disse...

    aninha, já leu "rútilo nada" - o livro-furacão da hilda? li aos 19 e quase tive uma parada cardiaca.
    pegue!

    Anônimo disse...

    Ana! Fico agradecido pela recepçao! Quando vier aqui a BH novamente faço questao de te conhecer e dagente jantar em algum canto! Ja que o Augusto me deve um jantar com mta pasta e vinho, que havia prometido para algum ano ai pra tras.
    Anyway... confesso que na maioria do tempo em que voces passam divagando sobre heteronimos e facetas de poetas, fico a vislumbrar embarcaçoes (ou, ver navios), mas farei de tudo pra enriquecer minha cabeça!

    Na verdade, acho que preciso conviver um pouco com alguem tipo voce, Ana, que curte poesia horrores, e tem um tezaozinho especial por saber autores, estilos e etc! Aprendo mto por osmose! :)

    Uma grande beijoca pra vc, outra pro Quindim, e uma pro Augusto Liberato também!

    Ana Grein disse...

    Ricardo, será um grande prazer te conhecer! O Gu fala sempre e muito bem de vc.
    Poesia se aprende por osmose sim ou por excesso de exposição aos poemas, como foi aqui em casa. De tanto eu falar em poesia e ficar "obrigando" o Gu a ouvir meus poemas e os poetas que eu gosto, ele acabou gostando tbém. A poesia não é alimento diário pra ele - como é pra mim - mas pelo menos ele já conhece bem mais de poesia brasileira e portuguesa do que antes.
    Beijos pra vc tbém.

    Ana Grein disse...

    Shauna, não acredito que já tenho uma fã! Que emocionante! Passei lá no site do Sempre Um Papo e achei bem legal. Acho que a Adélia Prado e a Marina Colasanti já participaram do projeto. Confesso que ainda não fui em nenhum, mas sempre há tempo, né?
    Beijos pra vc.

    Augusto Galery disse...

    Ladrão que rouba ladrão... Eu roubei a Shauna do Ricardo, veio a Ana e roubou os dois de mim... Hehehehehehe
    Aliás, roubou até eu de mim mesmo!

    E agora conheço um pouco mais de poesia, mas confesso que perguntei pra Ana: Vc conhece um tal de Álvaro de Campos? Esqueci que ele era o Pessoa em pessoa... (ou não em pessoa, com o Pessoa é impossível saber...)

    Anônimo disse...

    Cada vez mais com mta vontade de conhecer vcs dois pessoalmente...
    Bj

    Augusto Galery disse...

    A próxima vez q formos a BH, vamos marcar uma noite de massas e vinhos, tá?
    Ou isso, ou vcs (incluindo a Khrisna) largam a mão de serem bairristas e vêm aqui em Sampa conhecer o Jubileu e o Cérbero, digo, Quindim... :-p

    Anônimo disse...

    Sabia que somos baianas???
    Deve ser por isso que somos tão bairristas!!! rs
    Mas já adotamos Belo Horizonte!!

    Augusto Galery disse...

    Ah, é. Eu vi no Orkut...
    Ainda assim, o convite pra vir a Sampa é válido...
    E qdo formos a BH a gente promete visitar vcs.
    E qdo formos à Bahia, vamos pedir pra ficar de graça na casa dos seus parentes! Ótimo! Hehehe (just kidding)

    Anônimo disse...

    eu tenho medo de são paulo..
    tem um munduru de gente..
    "sou do interior do mato, da caatinga do roçado"

    mas... a causa é justa. O poeta Quindim vale a pena (heheh)

    beijos

    Ana Grein disse...

    Khrisna, se vc é irmã da Shauna, só pode ser gente boa! Seja bem-vinda ao blog! Não tenha medo de Sampa não...Aqui tem um monte de gente legal. Tudo bem que a maioria "morde" mesmo, mas algumas são especiais e vale a pena conhecer! Venha no Carnaval, porque não tem ninguém aqui!